Platy

A água deve ser medianamente dura e alcalina (PH 7.5), e a sua temperatura deve oscilar entre os 22ºC e os 25ºC, podendo chegar aos 27ºC. O Platy gosta de águas calmas. Os aquários devem ter plantas, de preferência naturais.

O Platy é um peixe sociável, tanto com outras espécies como com a própria e por isso adapta-se bem a um aquário comunitário.

Lebiste (Guppy)

O Lebiste ou Guppy criado em cativeiro é provavelmente o peixe de aquário mais popular do mundo. Derivado da espécie selvagem Poecilia reticulata (originalmente da América do Sul/Central) ele é pequeno, lindo, pacífico, vivaz e geralmente resistente. Melhor ainda, há uma miríade de variantes coloridas que podem ser colecionadas e facilmente reproduzidas, por isso é uma das melhores escolhas para iniciantes no hobby, especialmente crianças. Tenho certeza que quase todo mundo já se deu conta disso, mas em todo caso: os machos de guppy são aqueles com corpos mais esguios e caudas grandes, enquanto as fêmeas são mais encorpadas (especialmente quando grávidas, o que é quase sempre) e de maneira geral são menos coloridas. Se você olhar com cuidado a nadadeira anal (aquela logo à frente de onde saem as fezes) vai ver também a diferença entre a nadadeira normal em forma de leque da fêmea, e a nadadeira modificada em forma de tubo do macho (gonopódio).

Molinésia Balão

Alimentam-se de ração, patê, artêmia salina, branchonetas, tubifex, algas etc. e têm um comportamento pacífico mas por vezes agressivos (os machos) com os da mesma espécie e com peixes mais pequenos, principalmente se existirem muitos machos no aquário. O ph situa-se entre os 7.0 e os 8.4. A temperatura fica entre 22ºC e 28ºC. São peixes muito comilões e nadam na parte superior do aquário. è ideal para ter num aquário plantado e o mesmo deverá ter capacidade para 60 litros.

Molinésia Preta

As Mollys são peixes vistosos, principalmente os machos com cauda de lyra (ou véu). Bastante comilões e ligeiramente maiores que os Espadas e Platys, são extremamente activos, por vezes agressivos entre si e para com os peixes mais pequenos, fundamentalmente quado existem muitos machos no aquário. Existe uma vário leque de padrões de Mollies, mas a grande maioria são alaranjadas, no entanto, existem brancas, pretas, mármores, verdes e outras cores. Preferem principalmente alimentos vegetais e nadam na parte superior do aquário. No que diz respeito à sua reprodução, é bastante fácil, visto ser vivíparo. Prefere águas com pH por volta dos 7.0 e pode atingir 12 cm ou mais.

Molinésia Prata

Estes peixes apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie. pH: 7.0 a 7.8


Peixe japones kinguio

Bagunceiro, este peixe tem uma mania: a de revirar todo o substrato do aquário e arrancar as plantas à procura de alimento, deixando assim a água turva.
Para que ele esqueça esse hábito nada civilizado, o criador deve fazer uma grossa forração no fundo do aquário (cerca de 5 cm) usando 10% de cascalho branco e 90% de cascalho do rio. Como vegetação, as plantas que melhor resistem às peripécias do kinguio são a Vallisneria, a Elodea e a Echinodorus.

A temperatura da água deve ser de 20ºC e o pH 7,2. A troca de 1/3 de água deverá ser feita mensalmente e sifonagem do fundo. As plantas ornamentais devem ser artificiais, pois os Kinguios comem as naturais.

A alimentação deve ser feita duas vezes por dia, se consumidas em mais ou menos 5 minutos. Oferecer ração em flocos e coração de boi cru raspado, alface, espinafre, tubifex e vôngole em pedaços.

Beijador

O beijador é um peixe pacífico que pode ser mantido em aquários comunitários. Ele só é um pouco agressivo com os de sua espécie, mas isso pode ser contornado se o aquário for grande, com pedras formando cavernas e uma densa vegetação. Dê preferência para plantas mais resistentes. Muitas pessoas acham engraçado quando eles estão se beijando mas na verdade eles estão brigando. É semelhante à família Anabantidae, mas não faz ninhos de bolhas como os outros integrantes desta família. Aceita todo tipo de alimento desde flocos até vivos. Atinge 15 cm de comprimento em cativeiro, sendo originários do sudeste da Ásia. São bem tolerantes quanto ao pH que pode variar de 6.5 a 7.5, 10ºGH, mas tome cuidado com a temperatura 25º que não deve variar muito pois o beijador é muito sensível ao íctio.

Peixe Colisa
As Colisas são ótimos peixes para iniciantes, já que são relativamente pacíficas, pouco exigentes, e por causa do pequeno tamanho (cerca de 5 cm), podem ser mantidas bem em aquários menores. Na linhagem original, o macho é muito colorido enquanto a fêmea é de coloração pálida. Mas algumas variantes já foram desenvolvidas em cativeiro, inclusive com fêmeas coloridas também.

Paulistinha

O Paulistinha é um peixe muito comum de se encontrar nos aquários por ai. Ele é ágil, resistente, bonito e de bom convívio com outros peixe, e por essas características ele acaba se tornando um peixe muito bom para os aquáristas recém chegados. Os paulistinhas são muito ativos e ocupam a parte superior do aquário.

Mato Grosso
O Mato Grosso é um peixe agressivo com peixes lentos e de caudas grandes, passando grande parte do seu tempo correndo um atrás do outro e beliscando as barbatanas volumosas de outros peixes. Devemos mantê-los em cardumes e preferível aquários plantados. São peixes pequenos, resistentes e muito populares. Procura marcar seu território e tem a cor avermelhada que fica mais intensa quando bem alimentado com ração e alimento vivo.

Carpa

Fêmea: tricolor e macho: branco amarelado.
Entre 17 de setembro e dezembro de 2006 com aproximadamente 30 cm e cerca de 3 anos em um aquário de 200L, a carpa tricolor confirmou sua sexualidade desovou por 3 vezes e o macho também confirmou a sua, fertilizando parte dos ovos. Na primeira desova eu assustei com a quantidade de ovos, o cascalho de rio fino do fundo do aquário com 100X40 cm ficou totalmente coberto com ovos e grudados como placas coladas pelos ovos. Encontrei novamente na literatura que as carpas podem desovar 100.000 ovos/kg de peso do corpo (Galli & Torloni, 1984). Não deu para contar, entretanto, concordei com esses números. Tive problemas com a qualidade da água, que se tornou turva devido a decomposição de grande parte dos ovos. Passei a fazer TPAs diárias de 30% do volume, retirei grande parte do cascalho para laver fora do aquário e ainda passei a utilizar carvão ativado nos filtros. Em uma semana o problema estava resolvido.

PLANTAS PARA AQUARIOS:

 

Anubia Coffeefolia

É uma planta que não exige grande cuidados do aquarista, desenvolve-se melhor e mais rapidamente em um substrato fértil e boas condições da agua mesmo assim o desenvolvimento é lento.

Ammannia Multiflora

A Ammannia Multiflora, por ser uma planta de grande porte é mais indicada a ser plantada na parte dos fundos do aquário, ou então na parte intermediária do mesmo, contrastando com algumas plantas de cor avermelhada e de folhas finas. O plantio é feito em ramos individuais ou no máximo em dois, com um espaçamento de no 2 cm aproximadamente.

São plantas menos exigentes quanto a Luz, nutrientes e o gás carbônico, do que as demais plantas de sua família, mas nem por isso devemos nos discuidar da iluminação e do CO2.


imagens de internet

3 responses

  1. quantos tenpo demora pro ovos sairem peixinhos? says:

    quantos tenpo demora pro ovos virarem peixinhos ?

  2. tuzzi - says:

    alguns peixes levam 2 meses, outros 3 meses tem conhecimento de mais rápidos mas uma grande maioria sao “viviparos” ja nascem os peixinhos assim como os platys “guppy” espada, molinesia entre outros.

  3. gabriel says:

    ola sou o gabriel de Agua Boa eu ja comprei ai com vocês um compressor para o aquario, mais por desgaste ele estragou, gostaria de saber se vocês tem aew o filtro mais fraco para um aquario de 35 litros por aew. pfv presizo saber o mais rapido possivel, ou entao me indique outra opção de oxigenação mais facil e pratica, pois eles estao sem oxigenio…

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>